Bitcoin, Blockchain, Dogecoin, Ethereum… todo mundo está falando sobre criptomoedas agora, mas, afinal, o que tudo isso significa, o que são criptomoedas, como funciona?
Bem-vindo ao site que vai te levar com este Guia completo de um iniciante a um especialista em criptomoedas!
Vou te contar o que são, do porquê de muitos investidores terem criptomoedas em suas carteiras.
Mas, principalmente, vou te mostrar quais os riscos que todo mundo esconde de ti ao investir no mercado das criptomoedas.
Bem, mas antes vou fazer uma breve introdução para entenderes o motivo das criptomoedas serem a próxima revolução na forma em como lidamos com dinheiro.
Então, quando a sociedade estava em seus estágios iniciais, não existia dinheiro. Vamos chamar essa fase de “Estágio um”, no qual se faziam apenas trocas de bens incluindo alimentos.
A única maneira de comprar algo de alguém era se aproximar deles e dizer algo como: "Olha, eu realmente gosto do seu cavalo, troco o meu cachorro por ele. Você aceita?”
Mas o problema com um sistema de troca como esse é que, mesmo que tu estejas perfeitamente feliz em abrir mão do seu cavalo, tu simplesmente podes não querer um cachorro, então essa troca nunca aconteceria… Mas foi aí que entrou a ideia de moeda.
As moedas, por serem feitas de materiais preciosos como ouro e prata, todos aceitavam, porque tinham um valor conhecido por todos.
E assim, de repente, em uma negociação, não importa se você não quer meu cachorro, contanto que eu tenha moedas, ainda podemos trocar pelo seu cavalo, mesmo que tu não tenhas absolutamente nenhum uso para a prata ou ouro, pois ela é um material precioso.
Tu tens a garantia de que podes pegar essa moeda, entregá-la a outra pessoa e trocar por algo que tu queiras.
Começou a fazer sentido pra você, né? Mas isso evoluiu para o estágio três: os bancos.
À medida que os bancos se estabeleceram e os governos assumiram o controle, percebemos que poderíamos nos afastar da necessidade de carregar blocos de metal preciosos e migrar para algo ainda mais conveniente: o papel-moeda.
A ideia é a mesma coisa, mas agora o dinheiro não tem valor porque é feito de prata pura ou ouro.
Ele tem valor simplesmente porque o governo diz que aquele papel-moeda representa um valor que é assegurado e repassado aos bancos.
Se o banco dá a você uma nota de 10 dólares, por exemplo, isso é a promessa do banco de que eles pagarão ao portador desta nota 10 dólares de prata.
Na verdade, isso é apenas um recibo, uma espécie de comprovante de que você possui uma certa quantia em dinheiro.
Mas à medida que as tecnologias melhoraram ainda mais, encontramos maneiras ainda mais convenientes de armazenar e negociar nossos pertences.
Agora estamos no que eu chamaria de estágio quatro: cartões de crédito.
Cada vez mais pessoas estão comprando coisas online e usando cartões de crédito e débito.
E realmente, quando tu estás nesse estágio, não vemos mais o nosso dinheiro fisicamente.
Não se tratam de moedas, notas ou cachorros. São apenas entradas e saídas em uma planilha financeira que pode ser representada pelo seu saldo ($00,00) no banco.
Por exemplo, quando compro uma assinatura da Netflix, tudo o que está acontecendo é que meu banco adiciona uma saída na minha conta registrando que agora tem vinte dólares a menos (-$20,00), em seguida o sistema financeiro que gerencia a Netflix adiciona uma entrada que diz que eles têm vinte dólares a mais (+$20,00).
Então, a razão de toda essa introdução é para te dar contexto sobre onde as criptomoedas se encaixam no mercado atual.
Como a era mais conveniente de troca de todos os tempos, estágio cinco: as criptomoedas!
A forma de pensar sobre uma criptomoeda é que ela é 100% virtual.
Eu sei que o logotipo do Bitcoin se parece um pouco com uma moeda física. Na verdade, você provavelmente já viu uma dessas, mas isto é apenas uma representação do logótipo dele, o Bitcoin é uma moeda digital.
Em criptografia, não há ouro, não há prata, não há papel. É apenas a transferência de ativos digitais.
Não pense nelas só como planilhas que registram quem pagou o quê e para quem.
Ao invés de vários bancos mantendo registros separados, com criptomoedas, há apenas uma enorme planilha de todas as transações feitas usando aquela moeda, e isso é chamado de livro-razão.
Ok, todos temos uma boa planilha, mas o que essa tem de novidade?
Por que todo mundo está ficando tão obcecado por criptomoedas? Bem, existem algumas vantagens distintas em um sistema de moeda como esse, as quais sigo explicando ordenadamente.
O que significa que, embora cada transação de uma determinada criptomoeda seja registrada no mesmo livro-razão, há muitas, muitas cópias desse livro-razão, e qualquer pessoa que faça parte da rede tem uma cópia.
Acredito que você já pode ter ouvido algo sobre mineração de criptomoedas ou mineração de bitcoins.
Isso é ,simplesmente, alguém configurando um computador para processar transações em sua cópia desse livro-razão ou planilha.
Já existem cerca de mais de um milhão (+1M) de mineradores de Bitcoin em todo o mundo, e o bitcoin é apenas um tipo de criptomoeda.
O motivo pela qual eles estão fazendo isso é que, se você dedica o poder de processamento do seu computador para minerar, digamos, Bitcoin, então você ganhará alguns bitcoins como compensação.
Mas o resultado prático disso é que, se eu entrar em uma loja e gastar cinco bitcoins em algo, em vez de apenas verificar os registros de um banco, a loja verifica com cada computador dessa rede única se tenho o suficiente e, assumindo que sim, cada computador dará a aprovação e, em seguida, cada um atualizará seus registros independentemente e de forma instantânea.
Então, por conta de você acabar tendo diversas cópias do mesmo livro-razão, torna-se muito fácil detectar se alguém está tentando fazer algo suspeito, já que é uma rede única e atualizada de forma independente.
Por exemplo, se eu tentar hackear o computador de alguém que está na rede e me dar mais dinheiro ajustando os números em sua cópia do livro-razão, isso não funcionará.
O sistema perceberá que as cópias do livro-razão estão dizendo um valor, mas uma delas está dizendo outro, então deve ter sido adulterada.
Existe uma organização muito clara no sistema, e acredito que as pessoas confiam nele porque veem o futuro com transações abertas e rastreáveis, muito mais do que ter algumas partes do registro aqui e outras ali.
É, eu sei que parece complexo neste ponto, mas conforme passamos por isso você vai entendendo melhor, acredito que você para muitas pessoas de certa forma ficará mais simples.
Existem muitas regiões no mundo com acesso à internet, o que é tudo o que você precisa para usar criptomoedas, mas não têm acesso a bancos tradicionais, que exigem muita papelada e documentação.
Bem, dois, e eu meio que impliquei isso antes, mas o principal benefício da criptomoeda é que você não precisa mais de bancos, porque tudo é armazenado pelas pessoas neste livro-razão.
Podes fazer pagamentos internacionais quase instantaneamente, em vez de levar meio-dia, sem limites de gastos.
Além disso, não precisas de te preocupares com taxas de câmbio, com taxas de juros e inclusive as taxas de transação são próximas de zero para algumas criptomoedas.
Mas é agora que começa a diversão de verdade!
A razão pela qual criptomoedas são chamadas de criptomoedas é porque elas são protegidas por criptografia, e um exemplo disso, que muitas das principais criptomoedas como o Bitcoin usam, é a Blockchain.
É nessa parte em que as pessoas costumam se confundir. A Blockchain não é o Bitcoin. A Blockchain não é uma moeda em si. A Blockchain é apenas um tipo seguro de livro-razão.
Então, sabe aquela grande planilha que todo mundo tem registrando transações?
A Blockchain é apenas uma forma de organizá-la e, curiosamente, em blocos. Então, toda vez que eu pago por algo com Bitcoin, aquela transação é registrada como um bloco.
Cada bloco contém dados da transação, como quem recebeu o pagamento e quanto, um “hash” (um identificador único), e o hash do bloco anterior na sequência ou a última transação que foi registrada.
E o ponto central em que esse sistema se baseia é que, se algo em um bloco for alterado, então, todo o hash desse bloco também será alterado.
Você pode estar começando a entender para onde isso está indo, porque cada bloco também contém os dados do bloco anterior.
Se um hash de um bloco mudar, então o próximo bloco não terá mais um hash correspondente com ele, e assim todos os blocos subsequentes depois daquele se tornam inválidos.
Portanto, se você combinar isso com o que falamos antes, essa ideia de um milhão de usuários diferentes tendo sua própria cópia do livro-razão da Blockchain, então, se eu quisesse criar fraudulentamente uma transação que me pagasse dinheiro, eu teria que não apenas adulterar um bloco e cada bloco subsequente a ele, mas também teria que fazer isso em pelo menos meio milhão de computadores ao redor do mundo, para que a maioria dos computadores no sistema também esteja consistente com aquele que adulterei.
E posso te comprovar que as chances disso dar certo são baixíssimas, para não dizer nulas. Porque enquanto apenas hackear a conta de alguém e enviar dinheiro para mim mesmo.
Às vezes é tão simples como adivinhar literalmente o pin de seis dígitos de alguém.
Mas há um salto enorme entre isso e tentar hackear 500.000 computadores não relacionados de uma só vez.
Bem, agora que você entendeu que a Blockchain junto com a criptografia tornam as criptomoedas quase que imbatíveis, você está pronto para explorar outro nível!
Chegamos ao ponto alto desse conteúdo e agora você vai perder o medo de investir em criptomoedas.
Provavelmente você já ouviu falar de pessoas investindo dinheiro em criptomoedas, e tudo o que isso significa é que elas estão trocando moedas normais, como dólares, por criptos como o Bitcoin.
Elas estão esperando que essas criptomoedas se tornem o próximo grande sucesso e, portanto, valorizem rapidamente, momento em que elas podem gastá-las ou simplesmente trocá-las de volta por mais dólares do que compraram.
Mas a única decisão que alguém teria que tomar neste ponto é “Qual criptomoeda investir?” Porque falamos sobre o Bitcoin, mas o Bitcoin é apenas uma das mais de 20.000 criptomoedas diferentes já existentes, e cada uma delas tem propriedades diferentes.
Por exemplo, o Ethereum, que é o segundo mais investido, pode processar transações ainda mais rapidamente que o Bitcoin.
Há uma chamada Cardano, que é considerada tecnologicamente superior.
E cada tipo de criptomoeda possui suas especialidades.
Como em qualquer investimento, é importante pesquisar e entender completamente os riscos antes de decidir se envolver com criptomoedas.
Essa é uma das missões do nosso website: fazer com que você entenda de forma mais simples e como você também pode ser um investidor com maior eficiência no ramo das criptomoedas, tornando-se em um dos melhores sites de notícias sobre criptomoedas no país.
Esse investimento inclusive, seja como iniciante ou como investidor experiente, tu podes saber se há casas de apostas em Angola que aceitam criptomoedas, e também conhecer bem as brilhantes plataformas de apostas como Elephant Bet, Bantubet e Premier Bet.
Caso pensa ser difícil a questão, por exemplo, de como criar conta na Elephant Bet, saiba que é muito fácil.
Além disso, a mesma facilidade também se aplica no caso de criar na Bantubet, basta seguir alguns passos.
Portanto, mantenha-se ligado ao nosso portal, faça parte da nossa comunidade e se registre nas melhores casas de apostas de Angola para obter o bónus de boas-vindas!
Bem, espero que você tenha tirado suas dúvidas sobre como funcionam as criptomoedas e, principalmente, entendido que elas fazem parte de uma rede de transação única e independente.
Desejamos bons investimentos!
Comentar
Comentários